Libreoffice Online

   

 

O que é isso?

O LibreOffice Online é um serviço de servidor construído a partir do código principal do projeto LibreOffice, que fornece exibição e edição visual colaborativa de uma variedade de tipos de documentos. Não inclui qualquer forma de sistema de arquivos. Para ser totalmente funcional, ele deve ser integrado ao acesso a arquivos e à provisão de autenticação de uma pilha de software subjacente.

Para algo mais do que o uso casual, ele também precisa ser implantado com a devida consideração para o balanceamento de carga e outros problemas de dimensionamento. Como tal, o LibreOffice Online pode ser considerado uma tecnologia capacitadora para a nuvem pública de ISPs ou a nuvem privada de empresas e grandes organizações, quando integrada - por exemplo - com um compartilhamento de arquivos corporativo ou uma solução de groupware.

Por que não fornecer um serviço hospedado?

A Document Foundation não está planejando desenvolver e financiar uma solução de nuvem semelhante a produtos existentes do Google e da Microsoft, porque isso exigiria seleção e integração das outras tecnologias necessárias para a implantação - compartilhamento de arquivos, autenticação, balanceamento de carga e assim por diante - que para O LibreOffice faz parte do sistema operacional fornecido pelo usuário. Este seria um crescimento significativo do escopo e não em linha com a missão original do projeto. A tarefa é, portanto, deixada para grandes implantadores, ISPs e provedores de soluções de nuvem de código aberto, e várias opções já estão disponíveis no mercado. O TDF agradeceria a oferta de uma oferta pública LibreOffice Online por outra instituição de caridade.

Por que isso não é suportado?

O TDF não oferece suporte ao usuário final para nenhum dos projetos que ele hospeda. A autoajuda colaborativa do usuário final está disponível em ask.libreoffice.org.

Como o LibreOffice Online requer integração com muitas outras tecnologias para permitir a implantação, o Document Foundation não manterá binários para uso corporativo. Mesmo se fosse razoável pré-selecionar todos os elementos de uma pilha de implantação, fornecer binários de produção corporativa criaria expectativas que não poderiam ser atendidas pelo suporte baseado em voluntários.

No entanto, compilações do último código adequado para usuários domésticos e para contribuir para o desenvolvimento - que é incentivado - estão disponíveis. A TDF está empenhada em evitar situações em que uma versão inadequada é implantada em escala, portanto, quando usada no que poderia implicar uma situação corporativa - mais de 10 documentos simultâneos e / ou mais de 20 conexões - o LibreOffice Online exibirá um proeminente aviso "não suportado " e um link para esta página, continuando a funcionar.

"Esta é uma versão não suportada do Libreoffice Online. Para evitar a impressão de que é adequado para implantação em empresas, essa mensagem aparece quando mais de 10 documentos ou 20 conexões estão em uso concomitantemente."

Encorajamos outros que forneçam binários não suportados derivados do LibreOffice a seguir esse padrão.

 

Como posso obter apoio e ajudar a financiar o desenvolvimento?

 

A Document Foundation sugere que todos os implementadores de larga escala do LibreOffice usem desenvolvedores certificados diretamente ou através de um provedor comercial que os emprega. Isso é especialmente importante para o LibreOffice Online, onde sua empresa desempenha um papel importante, pagando pelo desenvolvimento adicional do software.

Por favor, não tente uma implantação de produção pública ou empresarial do LibreOffice Online sem suporte profissional. Como explicado acima, não se destina à implantação de produção direta.

Posso usar isso de graça?

Absolutamente, o LibreOffice Online é um software Open Source Free, basta baixar e usá-lo, inspecionar, estudar, compartilhar, modificar e contribuir de volta para o projeto. Esteja ciente de que a versão que você fez o download foi projetada para uso pessoal e / ou de desenvolvimento, de modo que haja uma notificação sem suporte exibida quando você exceder a 10 documentos simultâneos e 20 conexões.

Como posso compilar uma versão sem esse aviso?

O LibreOffice é um software Open Source Free e você tem o direito de fazer as alterações desejadas no código-fonte. Cada versão do LibreOffice Online tem uma página Ajuda / Sobre com o hash Git do código-fonte do qual é construído e um link para clonar essa fonte. Lembre-se de que, se você remover essas declarações de suporte do código, poderá ser necessário alterar o nome do projeto, especialmente se você pretende disponibilizá-lo fora de sua organização - verifique nossas diretrizes de marcas registradas. Isso também serve para deixar claro que você está se comprometendo a oferecer suporte à versão criada.

Obtendo isso

Embora o TDF forneça apenas versões de origem, existem binários disponíveis de muitas outras fontes, incluindo:

Imagens Docker do LibreOffice Online 

Estes são fornecidos pela Collabora e estão disponíveis em: hub.docker.com 

Pacotes Debian and Ubuntu

Estes são fornecidos pelo Kopano e estão disponíveis aqui.

Edição de Desenvolvimento da Collabora Online (CODE)

O LibreOffice Online foi desenvolvido principalmente pela Collabora que disponibiliza pacotes e imagens do docker de seus trabalhos aqui.

Últimos tweets

@libreoffice
@tdforg