Baixe em formato Flatpak

Flatpak é uma nova maneira legal de distribuir imagens de aplicativos Gnu/Linux que são executados em uma ampla gama de distros diferentes e são executados de forma segura. 

Começando com o  LibreOffice 5.4.2, as compilações FlatPak do LibreOffice Novo agora são fornecidas no Flathub (Link direto para baixar org.libreoffice.LibreOffice.flatpakref).

Até o LibreOffice 5.4.3, também fornecíamos (apenas x86-64) o Flatpak construído diretamente através da infra-estrutura da TDF (link direto para baixar o antigo  LibreOffice.flatpakref). Essas versões antigas usavam um nome de ramificação Flatpak "novo", enquanto (por motivos técnicos) as versões do Flathub usavam um nome de ramificação Flatpak "estável". Quando você muda para as novas versões do Flathub, você pode remover a versão antiga na linha de comando com

flatpak uninstall org.libreoffice.LibreOffice//fresh

Alguns itens para observar:

  • O LibreOffice Flatpak está usando o backend GTK3 do LibreOffice, que deve oferecer o conjunto mais completo de recursos, incluindo suporte para Wayland. Versões mais antigas do LibreOffice Flatpak foram baseadas no tempo de execução do GNOME, mas a partir do LibreOffice 6.0.3 é baseado no tempo de execução menor do freedesktop.org, que não deve ter nenhum impacto negativo na funcionalidade.

  • A partir do LibreOffice 6.0.3., Os dados de localização são transferidos para uma extensão org.libreoffice.LibreOffice.Locale. A instalação deve ser feita de forma transparente pela infra-estrutura do Flatpak.

  • Neste momento, não existe uma versão Flatpak do Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) do LibreOffice.

  • Bugs que aparecem apenas na versão Flatpak devem ser reportados ao Flathub.