Quem somos?

O LibreOffice é um software desenvolvido e trabalhado por uma comunidade, e é um projeto da organização sem fins lucrativos, a The Document Foundation.

O LibreOffice é desenvolvido por usuários iguais a você que acreditam no software livre e no compartilhamento do seu trabalho com o mundo de maneira não restritiva. No coração destes princípios estão as quatro liberdades fundamentais e do Manifesto da Próxima Década [pdf] da The Document Foundation.

Acreditamos que os usuários devem ter a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar o software que distribuímos.  Mesmo que nossa oferta seja de um LibreOffice sem custo, o software livre é antes de mais nada um assunto de liberdade  e não de preço.Trabalhamos por estas liberdades por que acreditamos que todos os usuários as merecem.

Buscamos eliminar o abismo digital e dar poderes a todos os cidadãos, apoiamos a preservação dos idiomas nativos e queremos evitar que os usuários fiquem presos a software fechados e proprietários e a formatos de arquivos proprietários., sem liberdade.  Trabalhamos para atingir nossas metas através de

  • provermos acesso a nossas ferramentas de produtividade sem custo
  • encorajarmos as traduções , documentação, e suporte de nosso software no idioma do usuário.
  • promovermos e participarmos ativamente na criação e no desenvolvimento de padrões abertos e software livre com processos transparentes, abertos e de revisão por pares.

Mesmo que sejamos oriundos de diversas culturas, valorizamos as escolhas pessoais e a transparência, que se traduz na prática por maior compatibilidade, maior utilidade e sem prender o usuário num só produto. Acreditamos que o software livre fornece melhor qualidade, maior confiabilidade, segurança aprimorada, e maior flexibilidade que as alternativas proprietárias.



A comunidade por trás do LibreOffice é o coração do projeto, sem o qual não teríamos os recursos para continuar desenvolvendo nosso software. A paixão e o impulso que cada indivíduo traz para a comunidade resulta em um desenvolvimento colaborativo que muitas vezes excede nossas próprias expectativas. Com dezenas de papéis essenciais diferentes no projeto, convidamos todos a se juntarem a nós em nosso trabalho e nos ajudem a tornar o LibreOffice conhecido e acessível a todos.

Os Estatutos da Document Foundation, desenvolvidos por nossos próprios membros da comunidade, orientam nossa maneira de trabalhar e incentivam os novos membros a contribuir de uma maneira que beneficie tanto a comunidade quanto a si mesmos. Por meio do uso de licenças copyleft como a licença GNU Lesser General Public License, Mozilla Public License, e Creative Commons Attribution-ShareAlike License, comprometemo-nos a proteger seus direitos como desenvolvedores e criadores de conteúdo.

Interessado em ver quem já contribuiu para o projeto LibreOffice? Por favor, visite nossa página Créditos. Esperamos ver o seu nome aí em breve!

Para saber mais sobre como a comunidade protege seus direitos e sobre como os pastores do TDF sem fins lucrativos se projetam como o LibreOffice, consulte nossa Política de Privacidade e Informações Legais.