Governança

The Document Foundation

A The Document Foundation é liderada e conduzida por seus membros. Sua missão é apoiar e adotar o desenvolvimento e o projeto LibreOffice, bem como representa-lo. Temos um  manifesto aqui. A fundação é administrada por vários órgãos e executivos:

  • O Conselho Diretor (ou "BoD"). O Conselho Diretor é o principal administrador dos projetos e dos times da Fundação. Os membros do conselho são os representantes judiciais e extrajudiciais da Fundação.
  • O Comitê de Admissão (ou "MC"). A missão do MC é administrar o ingresso de novos membros e as renovações. O MC também é quem supervisiona a eleição do Conselho Diretor.
  • Os Membros. Os Membros são todas as pessoas que contribuem ativamente para os projetos da Fundação. Para ser reconhecido como membro da Fundação você precisa atender aos critérios definidos nos nossos estatutos e candidatar-se usando nosso formulário de inscrição.

Há outras entidades para auxiliar o Conselho Diretor no cumprimento de sua missão e projetos na Fundação, mas não são orgãos formais da Fundação:

  • O Comitê de Engenharia (ou "ESC") fornece orientação tecnológica em assuntos estratégicos e hipoteticamente consiste nos melhores engenheiros da comunidade.
  • O Conselho Consultivo (or "AB") é um forum para organizações que desejam fornecer apoio financeiro mínimo ou outro tipo de apoio conforme determinado pelo BoD e ajudar o BoD com recomendações e orientação.

O BoD pode nomear executivos para a administração e operação no dia a dia da Fundação.

O projeto LibreOffice

O projeto LibreOffice é conduzido pela comunidade bem como pelos órgãos da Document Foundation, tais como o ESC ou o Conselho Diretor. No dia a dia, o projeto LibreOffice trabalha com times de voluntários que coordenam as diversas tarefas  de desenvolvimento, regionalização, design, promoção, documentação, testes e expansão do LibreOffice. Estes times estão sempre de braços abertos aos novos contribuidores. Junte-se ao projeto LibreOffice já.