Projeto Brasileiro / Brazilian NL Project

Writer

Um processador de texto para todo tipo de documento

Writer tem todas as características necessárias de um processador de textos moderno ou de uma ferramenta de editoração.
É simples o suficiente para uma nota rápida, mas poderoso o suficiente para a criação de livros completos, com conteúdo, diagramas, índices, etc. Deixa você livre para concentrar-se no seu texto,  enquanto ele cuida do resto.
Assistentes ajudam na produção de documentos, tais como, cartas, fax, agendas e atas, agilizando o trabalho de tarefas mais complexas, tais como a criação de malas diretas.
Estilos dão a você o poder das folhas de estilos, e a capacidade de fazer o seu documento de apresentação com uma aparência consistente, dentro de um mesmo documento, e quando estiver trabalhando com um conjunto de documentos.
Erros ortográficos são corrigidos automaticamente, no momento da edição do texto, com o corretor ortográfico (é fácil desativá-lo). Se você precisa usar diferentes idiomas no seu documento, o Writer pode lidar com isso também.
Economize o esforço da digitação, utilizando o recurso de AutoComplete, que pode sugerir as palavras e frases mais usadas para completar sua digitação, usando um dicionário integrado.
As caixas de textos e os links dão o poder para resolver as tarefas de editoração eletrônica de boletins informativos, panfletos e muito mais, com layouts definidos por você.
Aumente a navegabilidade dos seus documentos longos e complexos, gerando uma tabela de conteúdo, um índice, referências bibliográficas, ilustrações, tabelas e outros objetos.
Writer também pode apresentar múltiplas páginas enquanto você as edita – ideal para documentos complexos, ou se você tiver um enorme monitor (ou múltiplos monitores).
As notas são um recurso avançado que exibe notas ao lado do documento, deixando a informação clara para leitura, enquanto estiver inspecionando um documento. Para facilitar a identificação, as notas podem ser identificadas de diferentes usuários, que são apresentadas em cores diferentes, juntamente com a data e hora de sua edição.
Quando você terminar o documento, pode disponibilizá-lo pela Web com o recurso de exportação em formato HTML do Writer, ou pode publicá-lo automaticamente na Wiki, no formato do MediaWiki. Mas, se quiser ter certeza que o documento, será visualizado por qualquer dispositivo de leitura e plataforma, o recurso “Exporte como PDF” (.pdf) gera um arquivo pdf com o texto. O LibreOffice PDF é um recurso de exportação, que traz diversas opções de formatação e segurança, incluindo a compatibilidade com os arquivos do ISO-standard PDF/A.
Para garantir que seus documentos possam ser abertos em uma variedade de produtos, hoje e no futuro, os documentos são salvos no formato ODF (OpenDocumentFormat), o novo padrão internacional para documentos de texto. Este é um formato baseado em XML, e isso significa que as pessoas não são obrigadas a usar o Writer para abrir seus documentos, eles podem ser acessados usando qualquer software compatível com o ODF.
O Writer lê, com facilidade, documentos do Microsoft Word, e você pode salvar seu trabalho no formato do Microsoft Word, e encaminhá-lo para as pessoas que ainda utilizam esse produto. O LibreOffice/BrOffice pode abrir arquivos .docx criados com o Microsoft Office 2007 para Windows, ou Windows Office 2008 para Mac OS X.