Projeto Brasileiro / Brazilian NL Project

Extensões

Melhore a funcionalidade do LibreOffice com as extensões

Você pode expandir ainda mais as funcionalidades do LibreOffice, com extensões, que pode ser baixadas da internet, através do site Extensions.
Extensões são programas adicionais que você instala como extras para a aplicação LibreOffice, que acrescentam algum tipo de funcionalidade adicional ao pacote, ou a uma das aplicações (Writer, Calc, Impress, Draw, Base, …).
Vale notar que no LibreOffice, muitas extensões que eram instaladas separadamente, foram incluídas no pacote como recurso padrão:

  • PDF Import: a extensão Pdf import permite que você importe e modifique documentos PDF. Os resultados são excelentes com a utilização do formato de arquivo hibrido PDF/ODF. O formato hibrido pode ser aberto tanto no LibreOffice como um documento ODF, sem nenhuma alteração no layout.
  • Presentation Minimizer: a extensão Presentation Minimizer reduz o tamanho do arquivo de apresentação. As imagens são condensadas e dados desnecessários são removidos. A qualidade da imagem pode ser reduzida, pois monitores e projetores não requerem a mesma qualidade como a apresentação em papel, e podem ser otimizadas. Ligação e Vinculação de objetos (OLE), são úteis durante a fase do projeto, mas podem ocupar o dobro de tamanho de uma imagem convencional. O Presentation Minimizer pode alterar os objetos OLE com imagens, sem a perda de qualidade, além de reduzir o tamanho do arquivo. O Presentation Minimizer pode remover anotações do palestrante bem como ocultar slides que você não queira publicar por serem confidenciais. O assistente apresenta todas as mudanças realizadas na apresentação e estima a economia de tamanho do arquivo. O Presentation Minimizer também trabalha com arquivos de apresentação do Microsoft PowerPoint.
  • Presenter Console: a extensão Presenter Console, fornece mais controle em suas apresentações, como deixá-lo ver o próximo slide, suas anotações e o tempo da apresentação, enquanto seu público somente vê o slide atual. Você pode usar três visões: a primeira mostra o primeiro slide, incluindo os efeitos; a segunda apresenta as notas ao palestrante de forma escalável, junto com o corrente e os próximo slide; a terceira visão são os slides organizados em miniaturas.
  • ReportBuilder: use o ReportBuilder para construir relatórios de banco de dados, com boa aparência. A flexibilidade de editar relatórios permite definir grupos, cabeçalhos e rodapés, e você pode incluir campos calculados para produzir relatórios complexos. Usando o Base, Banco de Dados do LibreOffice, é possível criar relatórios para HSQL, Oracle e a maioria dos banco de dados existentes.
  • Non-Linear Solver: por padrão, o Calc é fornecido com um motor solver para programação linear. Isto otimiza os modelos até certo ponto. No entanto, com fórmulas mais complexas ou restrições, a programação não linear se torna necessária. Essa lacuna é preenchida pela extensão “Non-Linear Solver”. Atualmente, incorpora dois algoritmos, que podem manusear o ponto flutuante e variáveis inteiras, bem como as contantes não lineares.
  • Wiki Publisher: a extensão Wiki Publisher permite que você crie artigos no formato Wiki nos servidores MediaWiki sem precisar conhecer a linguagem de marcação para o MediaWiki. Você pode publicar documentos novos e existentes na página do wiki, de forma transparente usando o Writer. Wiki Publisher suporta atributos de textos, como títulos, hiperlinks e tabelas simples. As imagens são suportadas, se já estiverem carregadas no servidor wiki. O carregamento automático de imagens não é suportado. Esta extensão é perfeita se você quiser fazer documentação específica e disponibilizar nos servidores MediaWiki. Basta carregar o documento e chamar a extensão via  menu “Arquivo – Enviar ao MediaWiki Server”. Uma caixa irá orientá-lo no processo de publicação.

Se vocé está desenvolvendo uma extensão e deseja que a mesma faça parte dos recursos padrão do LibreOffice, por favor, contate um desenvolvedor através dos canais de IRC #libreoffice em irc.freenode.net, ou por e-mail na lista de desenvolvedores da página http://lists.freedesktop.org/mailman/listinfo/libreoffice