Base

Base é um completo programa de banco de dados para o usuário, projetado para atender às necessidades de uma ampla gama de usuários. O Base também serve para os usuários avançados e os requisitos corporativos, e oferece mecanismos de suporte nativo para alguns dos motores de banco de dados multiusuário mais amplamente utilizados: MySQL/MariaDB, Adabas D, MS Access, Firebird e PostgreSQL. Além disso, o suporte embutido para os mecanismos JDBC e ODBC permite que você se conecte a praticamente qualquer outro mecanismo de banco de dados existente.

Base vem configurado com o completo motor de banco de dados HSQL relacional. É uma solução ideal para as necessidades sem complicações, e para as pessoas que necessitam de um sistema simples de usar e fácil de entender; os dados são armazenados  dentro do formato ODF (extensão ODB), e você também terá suporte nativo para arquivos simples no formato dBase. Base fornece assistentes para ajudar os usuários novatos para projetar um banco de dados (ou apenas um novo arquivo do Base) com a finalidade de criar tabelas, consultas, formulários e relatórios, sendo fornecido com um conjunto de definições de tabela  para o rastreamento de ativos, clientes, ordens de venda, faturas e muitos outros itens comumente úteis.

Base é muito mais do que uma ferramenta que pode ser usada para fins autônomos: ​​ele também está perfeitamente integrado com outras aplicações da suíte LibreOffice. Base pode fornecer dados do catálogo de endereços para a mala direta no Writer usando o protocolo LDAP ou vários formatos de livro de endereços. Base também pode ser utilizado para a criação de intervalos de dados ligados em arquivos Calc, para a análise de dados com pivoteamento ou como fonte de dados para gráficos.